terça-feira, 24 de agosto de 2010



O lixo tóxico é um lixo dificílimo de dar um destino, pois além de não podermos reciclar ele acaba se tornando um risco para a saúde humana.
No termo “lixo tóxico” se enquadra o lixo nuclear e também o lixo hospitalar, mas o que são esses lixos? Onde os encontramos? Qual o destino que devemos dar para eles? O que eles causam para nós seres humanos? Essas questões ficam em nossa cabeça dando voltas, muitas pessoas falam a desses lixos, mas poucas sabem o que eles realmente são e o que eles causam, mas, o fator mais importante, o que fazer com esse lixo?
Vou dar uma breve explicação da definição de lixo nuclear e lixo hospitalar, porém, todas aquelas questões que foram feitas ainda serão respondidas!
Lixo nuclear: O lixo nuclear é todo resíduo formado por compostos radioativos que perderam a utilidade de uso.
Este lixo é produzido por diversas fontes, sendo as principais:
- Usinas nucleares: após o processo de fissão nuclear, o que sobra do uso do urânio é considerado lixo nuclear.
- Armas Nucleares: na fabricação, manutenção ou desativação deste tipo de arma, vários resíduos nucleares são gerados.
- Laboratórios de exames clínicos: alguns instrumentos de exames médicos usam produtos radioativos como, por exemplo, máquinas de raio-x.
Lixo hospitalar: é a classificação dada aos resíduos perigosos produzidos dentro de hospitais, como seringas usadas, aventais, etc. Por conter agentes causadores de doenças, este tipo de lixo é separado do restante dos resíduos produzidos dentro de um hospital (restos de comida, etc), e é geralmente incinerado. Porém, certos materiais hospitalares, como aventais que estiveram em contato com raios eletromagnéticos de alta energia como raios X, são categorizados de forma diferente (o mencionado avental, por exemplo, é considerado lixo nuclear), e recebem tratamento diferente.
Pois bem, não devemos confundir lixo hospitalar com lixo nuclear, embora ambos sejam tóxicos. Não é todo lixo que há dentro de um hospital que é tóxico, por exemplo, como foi citado ali acima, restos de comida não são tóxicos!

sábado, 7 de agosto de 2010

O tóxico perto de você!

Você tem um lixo tóxico mais perto do que você imagina!
o controle remoto da sua televisão só funciona se você põem pilhas não é?
pois bem, aquelas pilhas velhas que estavam nele, você faz o que com elas?
pois é, a pilha usada merece um cuidado especial, ela é altamente tóxica, jamais você deve tocá-la no lixo seco, orgânico ou qualquer outro!
se você não sabe onde armazena-la, guarde-a em um vidro, aqueles mesmo de conservas ou café, e então quando souber onde há um lugar que recolhe pilhas e dá o destino certo para elas, você leva as pilhas até esse lugar, pois cabe a nós não tocarmos pilhas em lixos, pois fazemos muito mal para todos inclusive à nós se jogarmos lixo tóxico em local não adequado.